ptenfritjaes

ptenfrites

Neurocirurgia Funcional

A neurocirurgia funcional é voltada para tratamento das doenças neurológicas que alteram as funções do corpo, com objetivo de restabelecer funções perdidas ou aperfeiçoar as que estão imperfeitas.

Um exemplo de atuação é no tratamento da dor crônica, onde além de medicações e terapias físicas, existe uma gama de procedimentos para minimizar a dor e mesmo eliminá-la.

Outra área de atuação é na melhora de mobilidade e movimentação, como o tratamento cirúrgico de tremores, Doença de Parkinson, Distonia, Espasticidade entre outros. As cirurgias para tratamento de epilepsia também fazem parte do tratamento neurocirúrgico funcional, desde implantes de neuromoduladores até cirurgias encefálicas mais complexas. Faz parte da atuação do neurocirurgião funcional cirurgias chamadas psiquiátricas (psicocirurgias), como para tratamento da agressividade patológica, depressão, manias e tics.

Também é área de atuação da neurocirurgia funcional realização de procedimentos neurocirúrgicos com o paciente acordado, como para ressecção de lesões encefálicas em áreas chamadas eloquentes ou que precisem de estimulação cerebral intra-operatória, como alguns casos de cirurgias para dor ou epilepsia e biópsias cerebrais.

neurocirurgia funcional

neurocirurgia geral

Neurocirurgia Geral

Áreas de atuação da neurocirurgia: neurotramatologia, tumores cerebrais, tumores da base do crânio, neurocirurgia vascular, nervos periféricos, neurocirurgia pediátrica, coluna vertebral, doenças medulares, tumores raquimedulares, traumatismos da coluna vertebral, neurocirurgia vascular, entre outros.

neurologia clinica

Neurologia Clínica

Para atendimento de doenças neurológicas como um todo: alterações cognitivas e demência, cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do movimento (Doença de Parkinson, tremores, Distonias, Doença de Huntington, ataxias), tonturas, desequilíbrio, aplicação de toxina botulínica (para cefaleia, distonia, espasmo hemifacial), acidentes vasculares cerebrais (AVC/derrame), outras doenças neurodegenerativas, polineuropatias, entre outras. Acompanhamento de pacientes com estimulação cerebral profunda (do inglês, Deep Brain Stimulation, DBS)

Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação

É uma área da medicina que atua nas doenças do sistema musculoesquelético e neurológico que geram incapacidades físicas. Sendo assim, a fisiatria trabalha na reabilitação de pessoas que sofreram lesões neurológicas como AVC, traumatismo craniano, crianças com paralisia cerebral ou outras doenças neuromusculares. Atua nas incapacidades geradas por dores musculoesqueléticas, como lombalgia, dor no pescoço (cervical), dores nos ombros, joelhos ou outras áreas. Diferentemente da ortopedia, que é uma especialidade médica com base cirúrgica, a fisiatria é uma especialidade médica com base em tratamentos clínicos e intervencionistas. Faz tratamentos com aplicação de toxina botulínica, infiltrações, agulhamentos secos e outros métodos. O objetivo da reabilitação médica é tratar alterações e melhorar as funções do corpo, se enquadrando como uma terapia funcional.

fisiatria

Como podemos ajudá-lo(a)?

Equipe - Clínica de Dor e Funcional

Clique nos ícones ou títulos abaixo para seguir até as principais áreas de nosso site.

equipe

Equipe

Agende sua consulta com nossa equipe médica especializada em dor e funcional.

tratamentos

Informações

Conheça nossa área do paciente contendo informações sobre as doenças e seus tratamentos.

agendamento

Agendamento

Utilize nosso pré-agendamento para que nossa equipe entre em contato confirmando a consulta.

duvidas

Dúvidas

Entre em contato com nossa equipe de atendimento para esclarecermos suas questões.